Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Campus Concórdia – Resultados da Maratona Fotográfica


Solidão… Sensação de tentar salvar o mundo sozinho… Esse é um dos sentimentos das pessoas que tentam defender a natureza, o meio ambiente.
No entanto quando você visita a exposição de fotografias resultantes do trabalho desenvolvido no IFC Concórdia, percebe que são muitas as pessoas que têm a mesma consciência, a da preservação. Basta olhar a apresentação de fotos relativas ao processo que foi utilizado para chegar ao resultado final. São muitos alunos, professores, ideias e ideais envolvidos pensando naquilo que é mais importante qumaratonae tudo: nosso meio ambiente preservado, seja na escola, casa, trabalho.
O Projeto de Ensino Ambientalmente é constituído por uma série de ações interdisciplinares de sensibilização da comunidade escolar para os desafios ambientais do nosso tempo. A Arte tem o papel de despertar a expressão criativa dos envolvidos e possibilitar aos participantes a educação dos sentimentos, o exercício do olhar sensível, o trabalho coletivo e o resgate de valores humanos, colaborando com uma aprendizagem mais significativa e efetiva no cuidado com as pessoas e com o planeta.
Nesse ano, esse trabalho iniciou em março com o Seminário Ambientalmente no dia 23, envolvendo apresentações artísticas, palestra, mesa redonda e exposição de vídeo.
Em abril foi realizada a IV edição da Maratona Fotográfica com a temática “Água: Essência da Vida” e quatro subtemas “O Futuro da Água”, “A Energia da Água”, “Água e Sobrevivência” e “Escassez”. A arte da fotografia foi tema da palestra com o fotógrafo Júlio Gomes Filho e, na sequência, os alunos assistiram o documentário “Revelando Sebastião Salgado”. Os 200 estudantes dos 1º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os servidores puderam aproveitar a dinâmica, a beleza e a integração proporcionada pela Maratona.
No dia mundial do meio ambiente as melhores fotografias foram premiadas durante a abertura da Exposição, no segundo andar da biblioteca, organizadas em um espaço para você refletir a respeito do quanto importante é abrir seus olhos para aquilo que está ao seu lado, no campus e que pode ser modificado por pequenos gestos seus no dia a dia.
Vá à biblioteca e conheça mais esta atividade do projeto. Estará aberta durante o mês de junho.

20170613_175004 20170613_174831