Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Ibirama – inauguração


No dia 1º de agosto de 2017 foi feita a inauguração oficial da Biblioteca do Campus Ibirama com a presença da Magnífica Reitora, Profa. Dra. Sônia Fernandes e dos Diretores do Campus, Diretor Geral, Prof. Dr. Fernando José Taques, Diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. M.e Douglas Hörner, da Diretora de Administração e Planejamento, Mª. Andressa Thaís Schwingel e da Bibliotecária Mª. Eliane R. M. Orelo.

A Biblioteca recebeu o nome de “Bertha Lutz” em homenagem a Brasileira conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres no país, representando-as em vários eventos, nacionais e internacionais. É considerada uma pioneira nas questões feministas no Brasil. Em 1975, “Ano Internacional da Mulher, estabelecido pela ONU, Bertha foi convidada pelo governo brasileiro a integrar a delegação do país no primeiro Congresso Internacional da Mulher, realizado na capital do México” (SENADO FEDERAL). Saiba mais em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/bertha-lutz>.
O novo espaço foi construído entre 2015 e 2016 e recebeu um investimento de R$ 1.186.440,35 de reais, sendo entregue à comunidade acadêmica no início de outubro de 2016. A Biblioteca conta com amplo espaço para o acervo, espaços de estudos em grupos e individuais, computadores de acesso à internet, salas de: processamentos técnico, de recebimento de materiais, da coordenação do setor e ainda, 2 banheiros. O projeto conta iluminação natural, proporcionado pelas paredes laterais em vidros, trazendo um contraste com o moderno e o antigo, pois uma parte da Biblioteca é uma antiga escola que funcionou em Ibirama no século passado, reformada e perfeitamente integrada à construção nova.
O acervo hoje conta com aproximadamente 7.700 exemplares com títulos nas áreas técnicas de Administração, Moda, Vestuário, Informática e Educação. Títulos do núcleo comum do ensino médio além de, vários títulos de literatura, ficção e lazer, proporcionando a todos o acesso à informações e conhecimentos diversificados.
Atende de segunda-feira à quinta-feira das 07:00 às 22:00 horas e sexta-feira das 07:00 às 20:00 horas e é aberta a toda comunidade acadêmica interna para empréstimos e também para toda comunidade externa para visitação e consultas locais.