Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Rio do Sul – Bibliotecária ministra palestra na Bahia


A Bibliotecária Caroline da Rosa Ferreira Becker que atua no campus Rio do Sul – Unidade Urbana, atualmente presidente da Comissão das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI), ministrou no dia 10 de agosto a palestra: O Bibliotecário líder: habilidades, competências e formação, durante o VII Encontro de bibliotecários do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Estavam presentes na palestra aproximadamente 30 bibliotecários (foto abaixo), alguns que atuam no IFBA, e outros que atuam no Instituto Federal Baiano. O convite foi feito pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFBA, bibliotecária Andréia Santos Ribeiro Silva.

Na palestra, Caroline baseou-se no capítulo 4.2 – O bibliotecário como gestor – do seu livro publicado ano passado em parceria com a também bibliotecária, Marouva Fallgatter Faqueti intitulado Panorama das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão.

Trataram também sobre algumas demandas do Sistema de bibliotecas do IF Bahia, tais como: processo de compra de livros, equipe de pessoal das bibliotecas, importância de relatórios de gestão e do trabalho integrado entre os profissionais.

Ao final da atividade, sorteou-se o livro Panorama das bibliotecas entre os participantes.

Segundo Caroline “foi uma experiência muito prazerosa, pois poder motivar colegas bibliotecários a exercitar a liderança é desafiador, pois em nosso país a profissão bibliotecário ainda é carente de reconhecimento, atuação e competências por parte da maioria das pessoas na sociedade”.

Aproveitando sua estada em Salvador, Caroline reuniu-se com a Professora Dra Nídia M. L. Lubisco, (foto ao lado) docente na Universidade Federal da Bahia, e ambas traçaram alguns projetos para parcerias entre as bibliotecas da RFEPCT e as bibliotecas universitárias.