Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca São Bento do Sul – bibliotecária apresenta relato de experiência


Nos dias 18, 19 e 20 de setembro o campus  São Bento do Sul sediou o IX Congresso Internacional Roa Bastos; com o tema Centenário Augusto Roa Bastos: Contemporaneidade e Juventude (https://centenarioroabastos.wixsite.com/ixroabastos).

O Evento envolveu conferências, mesas redondas e diversas atividades, dentre elas uma especial com relato de experiências, e nessa a bibliotecária Maria de Nasaré Moraes de Oliveira (foto) apresentou a experiência do Sistema integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Catarinense – SIBI-IFC, instituído logo após a criação do próprio instituto, em 2009, intitulada: Bibliotecas IFC: novos paradigmas para novos tempos: espaço cultural, leitura e pesquisa: uma convivência possível.

Na sua apresentação destacou que o SIBI, além do gerenciamento da informação, da organização e processamento técnico para seus acervos, direciona atividades para projetos culturais e de incentivo a leitura, imbuída em novo paradigma: a biblioteca como instituição social, enquanto sujeita às mudanças que afetam a sociedade.

Dessa forma são desenvolvidas durante todo o ano atividades culturais e eventos que visam imprimir esta nova configuração, nova razão de ser das bibliotecas: mais apoiadora social ainda que tecnicista. Exposições com temáticas específicas; datas comemorativas, em especial dia do estudante, semana do livro e da biblioteca, oferece maratona de leitura, saraus, contações de histórias, apresentações musicais e teatrais, encontro com autores, entre outros. Relatou que, em busca de ampliar o âmbito em sua atuação, trabalha em parcerias com projetos de extensão docentes.

Neste contexto, as bibliotecas da rede se perspectivam como espaços culturais, de convívio, de comunicação e interação, não apenas voltadas para os livros – ainda sua razão de ser, mas buscando um espaço de socialização, de encontro, de lazer. Um espaço dinamizador que proporcione aos jovens acolhida e os estimule a aprender a aprender, e a empreender suas buscas pessoais e/ou profissionais, além dos estudos acadêmicos.