Portal do Governo Brasileiro

Bibliotecas Concórdia e Camboriú – participação de bibliotecárias em evento da UFSC


As bibliotecárias do IFC, Shyrlei Benkendorf (Concórdia) e Marouva Faqueti (Camboriú, em licença, cursando Doutorado) estiveram presentes I Seminário de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 18 e 19 de setembro, no qual foi tratado do panorama científico no contexto internacional e os desafios para o Brasil.

Questões como e-Science, reuso de dados em ciência, dados abertos, repositórios digitais, publicação de dados de pesquisa e gerenciamentos de dados de pesquisa, foram debatidos por pesquisadores e bibliotecários com muita propriedade no assunto, que estão vivenciando e discutindo essas questões nacionalmente e internacionalmente.

Palestrantes como a Drª Renata Gonçalves Curty e o Dr. Luis Fernando Sayão, trouxeram as práticas utilizadas na América do Norte e Europa no que concerne a Gestão de dados de pesquisa, onde o papel do bibliotecário é essencial, e o alerta para as novas práticas que se deve ter no Brasil, incluindo a importância para publicações de dados, não apenas de artigos, e de informações de pesquisa que tiveram resultados frustrados, a fim de evitar que outros pesquisadores repitam a mesma experiência, agilizando o avanço da pesquisa.

No evento também foi feita a apresentação, por parte das bibliotecárias da UFSC (Renata Moraes de Bem e Karyn M. Lehmkuhl) da proposta de suporte à pesquisa e gerenciamentos dos dados que está sendo construída pela universidade.