Portal do Governo Brasileiro

Atividades desenvolvidas na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca


Instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 09 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de 1980.

Segundo este decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

Dessa forma as bibliotecas do IFC, em todos os campus organizaram-se para promover atividades recreativas e culturais visando atender ao dispositivo e mais do que isso, integrar a biblioteca a comunidade demonstrando sua importância.

Nesse mês de outubro diversas atividades foram efetivadas, como por exemplo no campus São Francisco do Sul houve a decoração da biblioteca e incentivo a leitura, como pode ser visto na foto do cartaz “Menos face, mais book”

Em Concórdia as atividades foram iniciadas com a participação na abertura  da Fundação Municipal de Cultura da cidade.

Nos dias seguintes desenrolou-se o 1º. Campeonato de Xadrez da biblioteca, juntamente com a exposição Xeque-arte, da disciplina de Artes no comando da profa. Suzana Back, e a execução de um tabuleiro gigante de xadrez dentro do espaço da biblioteca. Várias outras atividades de promoção a leitura foram desenvolvidas nesse período.

 

 

Já em Camboriú a comemoração concentrou-se num único dia, no dia comemorativo ao livro, sendo que foram feitas apresentações artísticas, Cosplay Literário, Exposição de Arte, Varal Literário, Exibição de Curtas, Teatro, Curso básico sobre o Portal da CAPES, Apresentação da dissertação da ex-aluna do curso de Pedagogia, Jéssica Albino e Palestra sobre “Ler é bom pra cabeça”  de José Santos Pereira com a presença da bibliotecária Marouva Faquetti como mediadora.

 

 

 

Ao longo da semana que aconteceu no campus Fraiburgo foram realizadas diversas atividades culturais como os concursos de desenho, fotografia e crônicas. Além disso, houve os momentos de leituras durante as aulas, palestra com escritores locais, apresentação musical com a aluna Carolina Vargas, exibição de filme e premiação dos leitores mais assíduos.

 

A Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Sombrio iniciou com a apresentação do Sarau de poesias simbolistas e parnasianistas, organizado pela prof. de Português Silvana Colares, ela contou também com duas palestras, uma que apresentou como a figura de mulheres em seriados e filmes pop podem empoderar as mulheres, através do projeto organizado pela ilustradora Kaol Porfírio intitulado Fight Like a Girl e outra sobre o cenário de jogos digitais indie, quais os desafios encontrados e estratégias de sucesso para a área, apresentada pela empresa Kuupu. A Semana ainda contou com mais duas ações, a 3ª Maratona de Leitura do IFC, que realizou a leitura de Valsa n° 6 de Nelson Rodrigues e uma Feira do Livro, promovida em parceria com a livraria Universo Cultural, atividade essa que fechou o último dia do evento.

 

Alguns campus, como Araquari e Luzerna aproveitaram a semana para organizar exposições temáticas, em Araquari por exemplo houve uma  exposição com os livros que vão para restauração que são danificados em virtude do manuseio pelos usuários.

Em São Bento do Sul as atividades foram bem diversificadas, dentre elas a Exposição “Haiti Bombagai”, em parceria com o SESC; Concurso de Fotografia tendo como vencedoras a Técnica de Laboratório de Química Tamíris Grimaldi e a aluna Karina Kunze, do Técnico Integrado em Segurança do Trabalho; Oficina de Escrita Criativa com a Professora Ana Paula Vilella; Parceria com o projeto IFCine , apresentação do filme “A menina que roubava livros”; e Quiz Literário – idealizado pela auxiliar de biblioteca Maria Clara Rocha Malheiros, com a participação das professoras Luana Santos de Lima, Raquel Cardoso de Faria e Custódio, Ranúzy Borges Neves e Maria Flávia Carvalho (que também doaram livros para premiação), no dia 31/10, que também marcou o encerramento das atividades.

 

O campus Rio do Sul realizou a sua 12ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fato que já faz parte do calendário de atividades anuais, nas três Unidades do campus: Sede, Urbana e Tecnológica. Foram realizadas as seguintes atividades: Exposição de quadros do artista Tato Carboni; O tocar da leitura (apresentação do pianista Antonio Leandro dos Santos Silva – aluno de engenharia mecatrônica); Concurso literário; Varal Literário; COSPLAY – Sarau Literário; e o “CINE PIPOCA”. Foi uma semana de muita integração entre biblioteca, livro, leitura, cultura e informação.