Portal do Governo Brasileiro

Recepção aos calouros 2018 nas bibliotecas do IFC


Todo início de ano é a mesma correria, com muita felicidade para os que conseguiram entrar numa Instituição Pública de Ensino, especialmente no IFC. Ao mesmo tempo demanda dos estudantes muita preocupação até conhecer tudo que há para aprender em relação aos benefícios que o IFC tem a oferecer e especialmente, os relativos as bibliotecas.

Assim, as bibliotecas organizam-se para oferecer treinamentos em relação aos serviços prestados. Na biblioteca de Sombrio, por exemplo os alunos calouros do ensino médio foram recebidos através da atividade gamificada (foto) “…unindo o lúdico ao processual, o que ajuda bastante em quebrar o gelo com os calouros”, afirmou Diego Monsani, bibliotecário do campus.

A mesma ideia seguiu a bibliotecária Caroline Becker no campus Rio do Sul com alunos do ensino médio, ou seja, utilizou a gamificação, e segundo ela “É uma atividade aonde saímos da ‘tradicional’ visita à biblioteca, aonde apenas repassamos verbalmente ou por meio de folder informações sobre a biblioteca, e fazemos uma atividade ‘interativa, atraente, divertida e desafiadora’ por meio da gamificação, pois o aluno pode experimentar, vivenciar, aprender, ir em busca de soluções sobre a biblioteca como se estivesse num jogo. É muito mais atrativo e vai ao encontro ao gosto dos jovens de hoje. Toda a equipe da biblioteca esteve envolvida com a atividade, o que gerou também a integração de servidores e estagiários.” (na foto ao lado alunos durante a atividade na biblioteca do campus Rio do Sul)

Outras bibliotecas seguem uma recepção mais formal, como a biblioteca de Concórdia, que ministra treinamento básico sobre a biblioteca a todas as turmas de calouros do ensino médio e superior e também ministra aulas para utilização do Portal da CAPES especialmente para alunos de cursos superiores, pós-graduação e mestrado. O mesmo ocorre em Araquari e em São Bento do Sul. Alguns bibliotecários oferecem o treinamento do portal da CAPES inseridos nas aulas de metodologia, com o apoio destes professores.

No campus Fraiburgo a bibliotecária Mirela Sens utiliza a estrutura do laboratório de informática para treinamento na prática das funcionalidades do Sistema Pergamum, mostrando e treinando passo a passo com os calouros.

Já em Camboriú, a bibliotecária Fernanda Ribeiro explicou que além de ministrar o treinamento, para motivar e envolver os alunos nas atividades de treinamento sorteiam bolsas do IFC dentre os participantes.

Após esse período de adaptação os usuários estão preparados para o início dessa nova etapa das suas vidas no IFC.