Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca campus Ibirama – Programa de Incentivo à leitura


A partir deste mês de junho de 2018, a Biblioteca do IFC Campus Ibirama abrigará as ações do Programa de Incentivo à Leitura, que, tal como anuncia o título, tem como objetivo incentivar estudantes do Ensino Médio Integrado e da Graduação a constituírem o hábito de leitura, assim como a consolidação da Biblioteca como espaço desenvolvedor e incentivador de adequadas práticas de estudo e pesquisa.

O Programa de Incentivo à Leitura é desenvolvido pelo Colaborador Técnico Robson da S. Rodrigues, Assistente em Administração em exercício no IFC Ibirama, Pedagogo formado pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Inicialmente quatro ações serão desenvolvidas, a saber:

Clube da Leitura

A formação do Clube da Leitura tem por objetivo a viabilização de um espaço-tempo institucional para o desenvolvimento da prática da leitura. Após seleção, pelos estudantes, de uma obra (indicada para o vestibular da UFSC, obra tida como de difícil leitura, solicitada por algum professor no programa da disciplina, entre outros), ocorrerão reuniões periódicas para leitura em grupo e/ou tira-dúvidas e debates acerca do que foi lido.

Serão ofertadas duas turmas: Turma 1 às segundas e quartas-feiras entre 18h e 18h50, com objetivo de alcançar os estudantes do Ensino Superior; e Turma 2 às terças e quintas-feiras entre 12h e 12h50, com objetivo de alcançar os estudantes do Ensino Médio.

As turmas destinam-se a quaisquer estudantes interessados. A dinâmica de cada encontro dependerá do quantitativo de participantes e da obra escolhida, não sendo necessária inscrição prévia (não há limite de vagas).

Jornal Literário

A criação de um Jornal Literário objetiva incentivar a produção textual dos estudantes, assim como propiciar a aproximação com a literatura a partir da perspectiva de quem a pesquisa e a divulga. Espera-se que sejam produzidas resenhas de livros disponíveis no acervo local, matérias informativas sobre o mundo da literatura, poemas ou outros gêneros textuais que os estudantes queiram publicar, assim como ilustrações e demais produções.

A periodicidade da publicação pode ser semestral e intenta-se a distribuição impressa da produção. A partir da divulgação do projeto, reuniões com os interessados definirão a pauta, os livros que deverão ser lidos, o cronograma de trabalho e a divisão de tarefas (diagramação, entre outros), sendo que a primeira reunião está prevista para ocorrer na terceira semana de junho.

Minuto do Livro

O Minuto do Livro consistirá em um pequeno vídeo no qual algum professor, técnico ou estudante apresenta alguma obra, com o intuito de instigar à leitura do livro. Serão vídeos curtos, entre 1 e 2 minutos, publicados quinzenalmente no Youtube, com previsão de lançamento em agosto.

Do Texto à Tela

Serão exibidas obras literárias adaptadas para o cinema, com indicação de leitura prévia das obras, sendo que as sessões serão seguidas de conversas para confrontar o texto com a versão cinematográfica da obra.

Várias obras poderão ser trabalhadas, tais como: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto; Vidas secas, de Graciliano Ramos; O auto da compadecida, de Ariano Suassuna; Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; A revolução dos bichos, de George Orwell; Fahrenheit 451, de Ray Bradbury; 1984, de George Orwell, entre outras.

O início está previsto para agosto, com periodicidade bimestral para as exibições.

Dúvidas, críticas, sugestões ou consultorias podem ser realizadas diretamente com o servidor pelo e-mail robson.rodrigues@ifc.edu.br ou pelo telefone (47) 3357-6204.