Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Campus Rio do Sul – Bibliotecária ministra palestra no IFPR


A Bibliotecária Caroline da Rosa Ferreira Becker que atua no campus Rio do Sul – Unidade Urbana e é presidente da Comissão Brasileira das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ministrou no último dia 12 de junho a palestra: Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação PCT e o protagonismo do bibliotecário, durante o VII Encontro de Equipes das bibliotecas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), realizado no campus Irati. Participou da palestra aproximadamente 40 bibliotecários e auxiliares de biblioteca do IFPR, além da professora Ana Cláudia Radis – Diretora do campus Irati, e do professor Paulo Cesar Medeiros – Diretor de Ensino Superior – Pró-reitoria de Ensino do IFPR.

Caroline abordou sobre a crescente criação de Sistemas de Bibliotecas (SIBI’s) nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação PCT (atualmente são 13 SIBI’s oficialmente instituídos e 9 em processo de institucionalização) e o quanto esta institucionalização vem fortalecendo e desenvolvendo as bibliotecas da Rede, com ações e projetos brilhantes sendo realizados e compartilhados pelos bibliotecários. Conversou também sobre as habilidades/competências que o bibliotecário deve ter ou buscar desenvolver/aprender: criatividade, autoconfiança, perseverança, determinação, atitude e amor pelo ser e fazer da profissão. Em tempos de grandes mudanças, transformações e recessão, a biblioteca precisa se reinventar e ser um local de aprendizagem, de compartilhamento, de pesquisas/projetos/experiências/saberes.

Foram também distribuídos aos participantes exemplares do livro Panorama das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão.

Na foto aparece Caroline ao centro (vestido azul) e alguns dos participantes do evento no IFPR.