Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Campus Sombrio – Participação no 36. Painel Biblioteconomia em SC


O 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina será realizado entre 02 a 04 de agosto de 2018, no Instituto Federal de Sana Catarina, Campus São José. Com o tema intitulado “A formação política e os espaços transformadores de atuação do bibliotecário no contexto atual”.

Dentre a programação a oportunidade de envio de trabalhos para apresentação, sendo que o bibliotecário Diego Monsani e a auxiliar de biblioteca Patrícia Kellen Pereira aprovaram o trabalho desenvolvido por ambos: Maratona da leitura: um relato de experiência de um programa de extensão aplicado na Biblioteca do Instituto Federal Catarinense Sombrio.

Resumo do trabalho: Literatura é um dos componentes curriculares do Ensino Médio e, dessa forma, a leitura de livros literários é de suma importância. Em se pensando sobre os alunos de terceiros anos, essa importância é ainda mais latente, uma vez que a maioria deles prestará  vestibular. O presente trabalho relata a experiência de projeto que tem como meta a leitura e discussão, em grupo, dos livros indicados aos vestibulares da região: UFSC, UDESC, ACAFE e UFRGS. Esses encontros aconteceram fora do horário de aula, com presença dos alunos do IFC Campus Avançado Sombrio e alunos de demais escolas da região, convidados previamente, bem como amantes da leitura da comunidade. O projeto resultou em um maior engajamento da comunidade bem como relatos de que os encontros facilitaram a leitura das obras obrigatórias.