Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca Campus Rio do Sul – Defesa de Dissertação de Mestrado por Bibliotecária


Desde o último dia 06 de agosto o IFC conta com mais uma profissional com título de Mestre. Trata-se de Deisi Martignago, bibliotecária que atua no campus Rio do Sul.

Deisi cursou mestrado profissional em Gestão da Informação realizado na UDESC em Florianópolis.  O orientador foi Jordan Pauleski Juliani e Coorientação Elisa Delfini Correa. Fez a defesa pública de sua pesquisa intitulada: Acelerando a publicação científica brasileira: o emprego do pensamento enxuto nos periódicos científicos de acesso aberto. 

Foi um estudo de caso realizado em três periódicos científicos a fim de desenhar o processo editorial de cada uma das revistas por meio do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) em que foram identificados os desperdícios dos processos e as oportunidades de melhoria por meio da filosofia japonesa Lean Thinking (Pensamento Enxuto). Por fim, foi desenhado o MFV do Estado Futuro para cada uma das revistas, livre de desperdícios, e descrito um processo editorial de referência que, com as devidas adequações, poderá ser aplicado em qualquer periódico científico. Com base em uma das dificuldades identificadas nos processos editoriais, o produto gerado durante a realização da pesquisa foi uma ferramenta denominada de “Buscador de avaliadores de periódicos” que tem como premissa recomendar avaliadores a partir da pesquisa do resumo do manuscrito. O ferramenta está disponível em: http://www.plataformaperiodico.com.br/.
Parabenizamos a colega  pela conquista e esperamos que muitos resultados sejam colhidos no futuro a partir do produto gerado (na foto durante a defesa).