Portal do Governo Brasileiro

Biblioteca campus Concórdia – Talian – exposição e arte


Pelo segundo ano o campus Concórdia promove o Seminário de Valorização Histórico-Cultural e de Formação Discursiva com a finalidade de discutir a influência do Talian na formação discursiva dos descendentes italianos do oeste catarinense, bem como, debater o Registro da Língua Talian como Patrimônio Cultural do Brasil frente ao Italiano Padrão.

Dentre as atividades a biblioteca promove a exposição “Arte e Criação: Resgate e Preservação da Cultura Italiana Regional” de autoria de Cidiane Guisso.

A abertura ocorreu na noite do dia 15 de agosto, com a presença da artista e de alunos dos cursos de licenciatura.

No dia seguinte, dentro das atividades do evento a biblioteca recebeu alunos para duas oficinas promovidas pelo evento, sejam elas: A inclusão da cultura Taliana nos sistemas e planos municipais de cultura e Artesanato (Far la dressa).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso estão expostas obras disponíveis para empréstimo relacionadas ao assunto, cumprindo com um dos objetivos da instituição que é a disseminação do conhecimento. Intitulamos essa segunda exposição de livros “Dall’Italia siamo partiti”, que era uma das expressões utilizadas pelos migrantes para identificar sua origem e seu destino: a região que hoje conhecemos como região oeste de Santa Catarina.

Venha conhecer e saber um pouco mais, no segundo andar da biblioteca do Campus Concórdia.