Portal do Governo Brasileiro

Histórico do SIBI IFC

O Instituto Federal Catarinense foi criado pela Lei Federal nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008 e teve origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente possui 15 campi, distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira, além de uma Unidade Urbana em Rio do Sul e da Reitoria instalada na cidade de Blumenau.

No ano de 2009, os bibliotecários e representantes das bibliotecas de cada campus, organizaram o primeiro encontro, com o apoio do pró-reitor de Ensino da época (José Luiz Ungericht). Esta reuniäo ocorreu no campus Camboriú com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação das bibliotecas e traçar os primeiros passos para criação do sistema de bibliotecas do IFC e para o desenvolvimento integrado das mesmas. Como necessidade emergencial foi encaminhado o pedido para aquisição do sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum, tendo em vista que o mesmo já era utilizado nas bibliotecas de Araquari e Camboriu com sucesso. Após negociações o Sistema foi adquirido e começou a ser implantado em todas as bibliotecas.

O II encontro de bibliotecários do IFC ocorreu em 2010 no campus Concórdia, concomitante com a IV Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI) e II Fórum Nacional de Iniciação Científica no Ensino Médio e Técnico (FONAIC) e contou com a palestrante de Sigrid Veiss Dutra, diretora da Biblioteca Universitária da UFSC.

Os próximos encontros e reuniões foram:

  • III Encontro – 2012 campus de Rio do Sul. Acesse aqui a programação e a ata do evento

  • IV Encontro – 2013 campus Camboriú. Acesse aqui a programação e a ata do evento

  • V Encontro – 2014 em concomitância com a primeira Reunião do Conselho de Bibliotecários do IFC – COREB. Acesse aqui a programação e a ata do evento

  • Reunião do COREB – 2015 – (videoconferência) Acesse aqui sua ata.

  • Reunião do COREB – 2017 – (videoconferência) Acesse aqui as atas (1 e 2).

Durante esses encontros muito se discutiu sempre buscando o caminho da integração das bibliotecas e a criação do Sistema Integrado de Bibliotecas. Cartas de intenções foram enviadas aos reitores e candidatos a reitores até que alcançamos o primeiro passo para a sua formalização institucional por meio da nomeação de uma bibliotecária do IFC em setembro de 2012 com a Portaria de criação da coordenação das bibliotecas. (portaria nº 1.822/2012) sendo que em setembro de 2013, foi liberado a função gratificada – FG01 quando a Bibliotecária Marouva Fallgatter Faqueti passou a assumir oficialmente esta função. A consolidação final do SIBI deu-se com a aprovação pelo CONSUPER do seu regimento interno em março de 2014. 

Dentre as principais atividades desenvolvidas em 2014 pelo SIBI estavam a elaboração do Plano de Desenvolvimento para as Bibliotecas do SIBI – 2014/2018 compondo o PDI do IFC  e a estruturação do portal do SIBI na internet.

Em maio de 2015 assume a coordenação do SIBI o bibliotecário Jose Guterres Carminatti. E em abril de 2017, a bibliotecária Eliane Orelo passa a ocupar esta função. Importante salientar que as nomeações dos coordenadores são realizadas pelo Reitor(a) respeitando as sugestões realizadas pelos bibliotecários do IFC, conforme previsto em seu Regimento.

Atualmente são 20 os bibliotecários que trabalham no IFCatarinense, integrando o Sistema de Bibliotecas.