Frescura, preguiça e falta de força de vontade. Esses são alguns dos termos comumente usados para se referir a alguém com depressão. Mais do que não ajudar, a utilização desses termos pode movimentar sentimentos de culpa, angústia e estagnação no sujeito deprimido. Segundo dados da OMS, a depressão é hoje a doença mais incapacitante do mundo. No Brasil, cerca de 10% da população já recebeu o diagnóstico desse transtorno. Em Como ajudar uma pessoa com depressão?, o psicólogo e especialista em psicologia clínica Felippe Borges te convida para um debate sobre os determinantes da depressão e modos de combater esse transtorno tido como o mal do século.
Aos vinte e nove anos, Nathália Belém Mello passou pela dor mais intensa de todas: a perda de uma pessoa amada. Após vivenciar o processo de autoconhecimento e superação do luto, neste livro ela compartilha suas experiências e aprendizados, a fim de inspirar outros a encontrar forças para superar as dificuldades. Com uma narrativa comovente, a autora aborda a importância de não se perder nos sonhos alheios e de trilhar o próprio caminho, mesmo diante das perdas. Este livro é uma verdadeira aula sobre ser fiel a si mesmo e um lembrete de que a vida acontece no agora. Apesar de todas as adversidades, é possível manter a esperança, a coragem e a resiliência. Apesar de tudo, sempre é possível recomeçar. Prepare-se para uma leitura emocionante sobre amor, dor e superação, que certamente fará você se conectar melhor com sua própria jornada.
Durante toda minha vida, passei por muitos obstáculos. Afinal, como diz o ditado popular, problema nunca vem sozinho. Ainda bem jovem, tive um relacionamento digno de um romance conturbado. Enquanto tentava me restabelecer, o destino me pregou uma peça. Uma queda mudaria absolutamente tudo dali para frente: me tornei paraplégica e precisei reaprender a viver, agora em duas rodas. Em meio a depressão, dificuldades financeiras e completa falta de perspectiva, eu tinha sonhos maiores que a minha realidade e eles não me deixaram desistir. Ergui a cabeça e lutei o quanto foi preciso para me reabilitar e conquistar o meu espaço. Pelo caminho, encontrei várias pessoas que me deram a mão e me ajudaram a continuar, e por elas sou muito grata. Nessa longa jornada, aprendi que não podemos parar nunca. Compartilho aqui a minha história a fim de inspirar mais pessoas a assumirem o controle de suas vidas e nunca desistirem de seus objetivos.
O tornado negro é uma obra biográfica motivacional de autoria de Carlos Eduardo Nascimento, que narra a história de um garoto negro, pobre que enfrentou inúmeras dificuldades ao longo de sua vida, sua relação com sua família (por vezes conturbada e sofrida), as lembranças que carrega desde novo, ou seja, sua própria história. É um livro que tem como objetivo principal servir de inspiração para todos os que passam por situações difíceis e não enxergam melhora. Através de sua história emocionante, o autor procura instigar e levar esperança a todos que conhecerem sua história e de alguma se identificarem com ela.
Este livro é dirigido a pais e professores, para que ofereçam a seus filhos e alunos alguma segurança para o amanhã que virá. É esse o propósito maior deste livro. Mostrar que não é preciso sentir medo em relação ao futuro; que é possível construir no presente as bases sólidas que ajudarão os jovens a enfrentar dificuldades, obstáculos e reveses, permitindo que sintam serenidade e segurança ao olhar para o futuro. O autor defende que, ao ensinar uma pessoa a aprender, a escola e a família ajudam-na a fazer e preservar amigos, a superar frustrações, a perceber limites e conquistar competências para o trabalho.
Salvar um casamento em apuros, recuperar-se de um estupro, emagrecer 100 quilos, superar o trauma de um aborto, deixar a boemia: poderiam essas incríveis jornadas pessoais se concretizar pela transformação da mente? Em Noocídio, um precioso instrumento de inspiração para o desenvolvimento pessoal, o neurocirurgião Leonardo Lourenço mostra como mudanças de pensamento podem aperfeiçoar vidas reais de pessoas comuns.Você vai aprender a usar a moderna ciência do cérebro na prática a seu favor e descobrir como essas pessoas fizeram para ir da tragédia à evolução, da obesidade à serenidade, da morte à vida, da libertinagem à liberdade e do conflito ao amor.
Todos nós temos histórias fascinantes a serem contadas. Em diversos contos intimistas e reflexivos, Shirley Capella abre sua alma para revelar a mulher que foi e a que se tornou, compartilhando toda sua vulnerabilidade, força, medos e vitórias. A cada novo obstáculo tirava um aprendizado e a crença de que pode dar certo. A jornada da autora a levou para uma vida cheia de experiências significativas e de pessoas comuns, mas extraordinárias em suas histórias de vida. Uma obra que descreve uma pessoa que aprendeu a estar feliz.
Carmen conta uma porção de histórias, começando pela infância. As da adolescência não escaparam de roteiros indispensáveis: das traquinagens à descoberta do amor embalado por imaginações, paisagens e protagonistas. A “Borboleta Azul”, chegando à vida adulta, cumpre o papel de relatar, por exemplo — ainda que lugar-comum — que, se a cronista tinha pressa de crescer, talvez para escapar do onirismo infantil, ao mesmo tempo tinha medo de se meter na vida adulta, da qual não se escapa sem conflitos, desesperanças, loucuras e inquietações que nos perturbam depois que nossas borboletas e pássaros alçam voo rumo ao desconhecido da vida, muitas vezes impossíveis de se suportar. Carmen não escapou. As crônicas enchem-nos de alegria e afetos. E de certezas de que tudo tem começo, meio e fim. Ainda bem que existem as crônicas que nos fazem ver o outro lado dos acontecimentos e nos deixam desejosos da eterna felicidade.
O número de suicídios, no mundo inteiro, cresce a cada dia. Nesse tempo de pandemia, houve um aumento de 32%, numa ocorrência que no mundo atingia uma pessoa a cada 40 segundos. Muitos não gostam sequer de falar sobre isso. Todavia, o conhecimento de suas causas e dos sinais que o antecedem são fundamentais para preveni-lo. Neste livro procura-se mostrar, com objetividade, como lidar com possíveis suicidas, e também como sobreviver à dor e ao sofrimento quando acontece junto de nós.
O que habita a mente humana? Quais sentimentos ela guarda? O que ela pode fazer? Com o intuito de responder a essas complicadas perguntas, Amanda Faccioli convida o leitor a se aventurar por contos imaginativos que se dispõem a tornar compreensíveis emoções nebulosas. Eles descrevem, intimamente, sentimentos difíceis de serem entendidos e expressos, explorando o quão tênue é a linha entre o terror real e o imaginário.
Com coragem e leveza, este livro apresenta relatos de um passado com dores e danos causados pelo bullying. A autora oferece a mão para que você atravesse com ela sua infância triste, a adolescência turbulenta e o início de sua vida adulta, cheia de dramas psicológicos, até um lugar seguro, onde é possível construir uma autoestima forte. A leitura também proporciona risos e o mais importante: o aprendizado de que o passado não nos define e há camadas que ele não pode alcançar. As mais belas camadas. Dividida em três partes – Silêncios, Sussurros e Gritos – esta autobiografia jornalística mostra o desenvolvimento e as reações da autora em meio às constantes perseguições que sofreu dentro e fora do ambiente escolar. Dolorosa, emocionante e libertadora. Foi a cura e o poder de quem precisou aprender a renascer a cada agressão verbal e física. Uma história capaz de salvar vidas.
As emoções exercem importante papel na saúde psíquica e na interação social. Entretanto, nem sempre compreendemos bem o que sentimos, por que sentimos e os efeitos do que sentimos no bem-estar pessoal e nos relacionamentos sociais. Este Manual de orientação e autodesenvolvimento emocional pretende ajudar você a compreender melhor suas emoções pessoais e a lidar no dia a dia com esses complexos estados afetivos inerentes à vida humana.
- Conheça estes e muito mais sobre o tema. Não sabe acessar a Biblioteca Digital clique aqui: https://plataforma.bvirtual.com.br/Manual
- Instale nosso aplicativo e leia offline: https://www.bvirtual.com.br/Baixar