Existem muitas ferramentas para gestão da pesquisa disponíveis aos autores, pesquisadores e estudantes.
Em um contexto de pesquisa, tais ferramentas podem ser utilizadas para buscar informação, comunicar, colaborar, organizar, divulgar e mensurar a produção de pesquisa de forma eficaz.
Algumas ferramentas são consideradas tradicionais, como as bases de dados multidisciplinar Scopus ou Web of science. Outras classificam-se como modernas tal como o Google Scholar. Mas na atualidade há as bases inovadoras e experimentais que se destacam, e dentre elas recomendamos que você conheça as seguintes:
- Mendeley – Ferramenta gratuita de gestão de referências e citações que também funciona como rede de conhecimento e permite armazenar e compartilhar documentos.
- Endnote – Software gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos. Importa referências bibliográficas da Web, organiza-as em grupos de assuntos e insere as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice. A lista de referência é formatada no padrão da revista de publicação, estilo Vancouver e ABNT por exemplo.
- ResearchGate – Rede de pesquisa gratuita que permite criar perfil do pesquisador adicionando suas publicações.
- ORCID – Identificador digital gratuito persistente e único de pesquisador, que permite desambiguar autoria e fornece maior visibilidade à produção científica, sendo interoperável com outros identificadores como o ResearcherID e Scopus Author ID.